google adsense
ao vivo
titulo blog

GRUPO SORRISO MAROTO

O GRUPO

Fenômeno da música brasileira, Sorriso lança em CD e DVD a superprodução Sorriso Eu Gosto, gravada no Maracanãzinho

Grupo do samba carioca triunfa no palco da mítica arena com show hi-tech, repleto de sucessos, músicas inéditas e a participação de Anitta e Bom Gosto.

O dia 15 de agosto de 2014 marcou definitivamente a história do Sorriso. O fenômeno pop do samba carioca conquistou a imponente arena do Maracanãzinho para fazer um megashow eternizado no CD – composto pelas músicas inéditas – e no DVD Sorriso Eu Gosto – Ao vivo no Maracanãzinho, uma realização da empresa Fanática, idealizada pelo quinteto e distribuída pela gravadora Som Livre.

Os números impressionam. Foram seis toneladas de equipamento de som e dez toneladas de luz, distribuídos em um palco de dimensões superiores a 500 metros quadrados com nada menos do que 600 metros quadrados de painéis de LED em um grande cenário que impressiona por seu design arquitetônico.

No palco do Maracanãzinho, o Sorriso dá seu habitual show de alegria – sem esquecer o romantismo que pautou o repertório inicial do grupo – com músicas cantadas na cadência bonita do samba. Mas não é um samba em estado puro. Em sintonia com a preferência de um público de grandes dimensões, que já contabiliza mais de 8,5 milhões de seguidores nas redes sociais, o Sorriso apresenta um mix pop de ritmos em que o samba é amalgamado com gêneros como funk, sertanejo e R&B no roteiro com 23 números sendo 12 músicas inéditas. Junto ao grupo, uma banda com 32 músicos.

Entre as participações especiais, a musa do pop funk carioca, Anitta interpreta a música inédita “Na Maldade”, um inusitado “pagofunk” que mistura a levada do pagode com o batidão do funk carioca. Outra atração foi o grupo Bom Gosto, representantes do samba e amigos de longa data, que se apresentaram em “Tudo tem saída”, outra canção inédita. A produção ainda contou com a participação em vídeo dos funkeiros Mr. Catra e Valesca Popozuda, que juntos interagem com a plateia em cenas especialmente gravadas para a ocasião.

Números e participações à parte, gravar um DVD no Maracanãzinho tem simbologia e significado especiais para o quinteto, formado por Bruno Cardoso (voz), Sérgio Jr.(violão e vocal), Cris Oliveira (percussão e vocal), Vinicius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão). Afinal, os cinco amigos deram em 1997 seus primeiros passos – então batizado Sorriso Maroto – ensaiando no Grajaú, bairro carioca situado próximo do ginásio em que já se apresentaram grandes nomes da música como Roberto Carlos, o trio Secos & Molhados, Legião Urbana, The Police e Jackson Five.

O reformado Maracanãzinho serviu de palco para a apoteose do Sorriso diante de cerca de 10 mil fãs no show dirigido por Ricardo Cantaluppi. A produção musical leva assinatura de Bruno Cardoso e Sergio Jr. ao lado do produtor Lelê (Leandro Oliveira). O requinte hi-tech da superprodução erguida no ginásio carioca também contou com a cenografia de Ludmila Machado e na luz pirotécnica criada por Marcos Olívio. Com áudio exemplar, proeza da engenharia de Marcos Saboya, que capitaneou a captação do som com o auxílio de Gabriel Vasconcelos.

O salto do Sorriso foi grande nesses 17 anos. Conquista que alcançou todo o Brasil. Parte desse sucesso se deve aos seus recentes registros: em 2010, o grupo lançou DVD gravado ao vivo em show feito no Marco Zero, no Centro Histórico do Recife, para público superior a 200 mil pessoas. Ao comemorar os 15 anos do grupo, o Sorriso também gravou DVD e reuniu mais de 80 mil pessoas na Quinta da Boavista, no Rio de Janeiro.

“Como o Sorriso já experimentou de tudo em termos de gravação de shows, a gente precisava de uma energia nova. Tocar no Maracanãzinho, que está lindo depois da reforma, nos deu essa energia, foi um divisor de águas, um restart. O samba, que é carioca, nunca tinha pisado lá. Por que não colocar o Sorriso na arena?”, pergunta Bruno Cardoso, com a certeza da resposta positiva da legião de admiradores do grupo, que hoje atinge plateia de todas as classes sociais.

Para o imenso público do grupo, o primeiro hit do DVD Sorriso Eu Gosto – Ao vivo no Maracanãzinho é “Instigante”, música já em alta nas paradas. Foi gravada no mesmo alto astral de “Assim você mata o papai” – samba que ampliou o alcance do som do Sorriso ao ser propagado diariamente em escala nacional na trilha sonora da novela-blockbuster Avenida Brasil – e “Fofinha delícia” (tema de outra novela global, Amor à vida), estes unidos em medley no roteiro do show.  “Instigante” também já é um hit global. A música toca sem parar na novela Império, ilustrando as cenas de pegação entre as personagens Érika e Robertão com tamanha sintonia que parece até que a música foi feita sob encomenda.

A intenção foi priorizar a alegria no setlist, que conta com mais da metade de músicas inéditas, mas sempre equacionando as canções para “curtição” com baladas, como em “Conselho de Amigo”, “Para” e “Tá Me Dando Mole”, e com o romantismo que norteou o samba do Sorriso em sua fase inicial. Dentro desse repertório que equilibra amor e curtição, o romantismo está representado por músicas inéditas como “Lua de mel” e “1 Metro e 65”. Gravada com coral infantil com 37 crianças, “Areia em minhas mãos” bate na tecla do egocentrismo, diversificando a temática do grupo.

“A gente buscou o equilíbrio. O samba romântico foi o nosso cartão de visitas e as pessoas conheceram o Sorriso Maroto assim. Mas nós já temos uma terceira geração de fãs, acostumada a ouvir o pagode misturado com sertanejo, música eletrônica e funk em um tom mais alegre”, conceitua Bruno Cardoso, lembrando que uma das músicas gravadas no DVD, “É nóis fazê parapapá”, marcou a conexão do Sorriso com o astro sertanejo Michel Teló.

Ainda focado no romance, a inclusão do clipe da canção “Mais fácil” (“Easier”) nos extras do DVD é especial para Bruno Cardoso por concretizar o sonho de uma gravação comBrian McKnight, um ídolo que virou amigo. O dueto do vocalista do Sorriso com o cantor norte-americano exemplifica a proximidade entre o samba e o R&B pela assinatura vocal. “Tirada a base percussiva, dá para perceber que as harmonias do nosso samba estão dentro da linha do R&B. Se você tirar os instrumentos típicos do samba, vira um R&B”, explica Bruno, vocalista que, como muitos outros cantores de grupos brasileiros de samba, sofreu salutar influência vocal de McKnight – que, ao gravar com o Sorriso, pela primeira vez deu voz a uma música que não é de sua autoria.

Além do clipe de “Mais fácil” (“Easier”), o DVD exibe nos extras cenas de bastidores e de pré-produção, rebobinando imagens feitas há mais de um ano, desde a gravação do EP Riscos e Certezas, feita em Nova York (EUA) no Avatar Studios, um dos estúdios mais lendários da cidade norte-americana, pela qual já passaram lendas da música como Bruce Springsteen, David Bowie, Tony Bennett, Madonna e Michael Jackson. O EP Riscos e Certezas, a propósito, foi o ponto de partida para a nova fase musical do Sorriso. Nesse trabalho, o grupo lançou a música “Guerra fria” – também presente no repertório do DVD – em encontro com a dupla sertaneja Jorge & Matheus, outro exemplo da tendência atual do samba de flertar com outros universos musicais e grande sucesso nas rádios brasileiras.

O DVD Sorriso Eu Gosto – Ao vivo no Maracanãzinho coroa a trajetória desse grupo de amigos crescidos no universo do samba, com influências do pop, rock e mpb. E que iam assistir shows e jogos no Maracanãzinho sem imaginarem que um dia estariam no palco do ginásio. “É um feito”, como resume Bruno Cardoso. Mas, como o Sorriso se recusa a dormir sobre os louros conquistados, segue em turnê com shows esgotados e pretende visitar as principais capitais do Brasil ao longo de 2015.

“Independentemente de estilo, o Sorriso faz música e Arte. Não é brincadeira. Tem showbusiness, mas tem também informação. Samba é alegria”, resume Bruno Cardoso, com um sorriso no rosto.

Mauro Ferreira
Novembro de 2014

O DVD

Pra Você Escutar (Bruno Cardoso / Sergio Jr / Dilsinho) / Abertura
Tá Bom, Aham (Nicco Andrade / Cláudio Novarte)
Instigante (Bruno Cardoso / Sergio Jr / Nicco Andrade / Lele)
Conselho De Amigo (Rick Costa / Rafa Chagas)
Aí Que Eu Gosto E Vou Pra Cima (Bruno Cardoso / Dilsinho)
Areia Em Minhas Mãos, part. Coral De Crianças (Bruno Cardoso / Dilsinho / Sergio Jr)
1 Metro E 65 (Thiago Silva / Sergio Jr)
Lua De Mel (Valtinho Jota / Douglas Lacerda)
O Melhor Pedaço (Sergio Jr / Thiago Silva) / Brigas Por Nada (Bruno Cardoso / Sergio Jr)
Por Mim, Por Nós (Bruno Cardoso / Dilsinho / Sergio Jr)
Suas Mentiras (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Sergio Jr)
Vídeo Juramento Sorriso Eu Gosto – Part. Mr. Catra e Valesca Popozuda (Fausto Villanova / Sergio Jr)
Assim Você Mata O Papai (Nicco Andrade) / Fofinha Delícia (Excesso De Gostosura) (Nicco Andrade)
É Nóis Fazê Parapapá (Bruno Cardoso / Sergio Jr / Michel Teló)
A Galera (Fábio Alcântara / Elivandro Cuca / Augusto Conceição / Sá Trindade / Rayala)
Tudo Tem Saída, part. Bom Gosto (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Thiago Alexandre)
Se Eu Te Pego, Te Envergo (Nicco Andrade) / Coisa Louca (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Thiaguinho)
Tá Me Dando Mole (Dilsinho / Sergio Jr)
Para (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Sergio Jr)
Na Maldade, part. Anitta (Bruno Cardoso / Sergio Jr / Umberto Tavares / Jefferson Jr)
Mais Fácil (Easier) (Bruno Cardoso / Sergio Jr / Umberto Tavares / Jefferson Junior / Vs. Munir Trad)
Guerra Fria (Valtinho Jota / Douglas Lacerda)
Vai E Chora (Thiaguinho / Gabriel Barriga)

O CD (inéditas)
Instigante (Bruno Cardoso / Sergio Jr. / Lelê / Nicco Andrade)
Conselho de Amigo (Rafa Chagas / Rick Costa)
1 Metro e 65 (Thiago Silva / Sergio Jr.)
Lua de Mel (Valtinho Jota / Douglas Lacerda)
Por Mim, Por Nós (Bruno Cardoso / Sergio Jr. / Dilsinho)
Suas Mentiras (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Sergio Jr.)
Areia Em Minhas Mãos, part. Coral de Crianças (Bruno Cardoso / Dilsinho / Sergio Jr.)
Na Maldade, part. Anitta (Bruno Cardoso / Sergio Jr. / Umberto Tavares / Jefferson Junior)
Tá Me Dando Mole (Dilsinho / Sergio Jr.)
Para (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Sergio Jr.)
Tudo Tem Saída, part. Bom Gosto (Bruno Cardoso / Thiago Silva / Thiago Alexandre)
A Galera (Fábio Alcântara / Elivandro Cuca / Augusto Conceição / Sá Trindade / Rayala)sorriso-maroto-dependente-musica-n0va-2016

Todos os direitos reservados © Copyright 2018 - Band Fm Foz

feito com
icone criação de sites